sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Yvones


Eu adoro novelas, mas não estou gostando muito de Caminho das Índias. Está enrolada, insossa. A família Ananda e os Dalits. E é "Are Baba", e "Barguan Keliê" para todos os lados. Draminhas sem sal e sem pimenta.
Mas me chama a atenção a concepção educativa da novela, quando aborda sobre os psicopatas. Quando eu vejo a Yvone, eu penso em como precisamos cuidar das nossas relações. Quantas Yvones não estão espalhadas por aí?
Vivemos desprotegidos, cansados, estressados, e acima de tudo carentes. Sentimos falta de ter quem nos diga o queremos ouvir e de pessoas que nos despertem sentimentos de amor, de amizade e de confiança. E é justamente quando nós estamos carentes, que o psicopata vai agir.
Quando nós estamos fortes, as nossas percepções estão mais aguçadas. É muito difícil enganar uma pessoa que está de bem com a vida e segura de si. As Yvones estão por aí. São amigas falsas, homens canalhas, políticos corruptos.
E como acompanhamos na própria novela, o psicopata não tem vergonha e nem pudor. Ele não tem sentimento de culpa, e faz de tudo para se beneficiar.
Contudo, quando eu olho a novela, eu não fico com tanta raiva da Yvone. Eu fico irritada com as vítimas. São pessoas frágeis, sem convicções, que se deixam abater por bobagens. Veja o personagem "Raul". Quem não disse "bem feito" pra ele, quando ficou sozinho e sem dinheiro naquele hotel em Dubay. E a personagem "Sílvia", que pateta!
É só ficção, mas na realidade, nos ensina que temos que ser mais espertos e mais fortes, e a fortaleza está naquilo que é verdadeiro, que é real.
A amizade e o amor verdadeiros, são sentimentos sem exageros. Os amigos não nos dizem o que queremos ouvir, e não se metem em nossas relações amorosas. Os amores, não são perfeitos, não são um conto de fadas. Pessoas mirabolantes não existem, são psicopatas.
E por fim, para confiarmos em alguém, precisamos conhecer melhor os princípios desta pessoa, e saber se ela realmente pode entrar na nossa vida.

4 comentários:

  1. nunca assisti a novela caminho das indias, mas não pude deixar de asssistir a surra que a yvone levou.
    achei muito legal a melissa cadori, ai li em alguns sites sobre a personalidade da yvone.

    gosto de personagens vingativos, mas a vingança da melissa não foi plena, ela pode receber o troco em breve.

    Adorei seu blog, vc escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Alineee...
    Também penso nisso... sabe dá um ódio dos personagens vitimas neh...só que a gente sabe que somos semelhantes a eles qndo estamos nessas situações que tu citou né.

    Nananan....mas que a surra da Melissa na Yvone foi maraaa ahhh isso foi! huiahsuihsa

    Viu deixei o ensaio um pouco fora e vim aki ler teu blog neh huashuahsush!

    Bzoo

    ResponderExcluir
  3. É verdade, só que só conhecemos a pessoa depois que ela já entrou na nossa vida. no meu caso, nos relacionamentos que começaram errados, corteio o mal pela raiz. ja atualmente me considero satisfeito e convicto de que estou com a pessoa certa. alguns podem até achar que não, mas eu e ela estando felizes, é o que importa. falowww, abração!

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Vc deixou um comentario no meu antigo blog uns tempos atràs, agora ele està de novo acessìvel, (nao sei por quanto tempo), aì vai:

    www.tipos.com.br/areas/zaratustra

    belo blog

    atè

    ResponderExcluir