Bem, o meu texto não pretende abordar novelas. Tampouco os tantos bordões que marcaram a história de nossas vidas. Eu gostaria de falar sobre "etiqueta", e logo me lembrei do bordão da Márcia. Mas, qual a relação?
Para mim, nenhuma. É que geralmente, as pessoas confundem um pouco a definição desse termo, e muitos acreditam que ter etiqueta é ser "chique".
A palavra etiqueta é de origem francesa e significa código social de comportamento. É composta por um conjunto de regras, estilos, normas e hábitos.Determina o comportamento adequado para cada tipo de ambiente e situação, seja social, profissional ou doméstica.
A etiqueta, não determina o quanto uma pessoa é "chique benhê", mas pode otimizar as nossas relações em diferentes instâncias, e está mais ligada à algumas palavrinhas mágicas, como EDUCAÇÃO E RESPEITO.
Quando falamos em "etiqueta", logo nos vem em mente algo muito chique e cheio de requinte. No entanto, o termo está mais relacionado com a nossa forma de agir em todas as situações e ambientes, evitando situações constrangedoras, e acima de tudo, respeitando as pessoas que nos cercam.
Antes de ser "efetivamente" uma profissional de Relações Públicas, eu nunca dei muita importância para este tema. Mas ao ingressar no mercado de trabalho, percebi o quanto faz a diferença termos etiqueta.
Nas diferentes frentes de trabalho, a vida profissional e a vida social de uma pessoa passa a entrar em consonância. Portanto, passa a ser fundamental cuidarmos da nossa imagem, mesmo quando nós não estamos trabalhando.
Para aqueles que se interessam pelo assunto, eu deixo o endereço de um portal súper interessante, com dicas de etiqueta. Quem puder conferir, é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre esse tema:
http://www.cobra.pages.nom.br/autoeduc.html
Um abraço e até mais!
Aline Benso
Há uma semana atrás, tratamos na aula da faculdade sobre Ética. Nela descobri que ETIQUETA é um diminutivo de ÉTICA. Se você não for "ético" em suas atividades as pessoas podem reprimi-lo por seus atos. Porém, se você não tiver hábitos considerados "corretos" pela maioria da sociedade, muitos ficam dizendo: "Xii! Aquele ali, não tem etiqueta!". Já dizia o poeta: "Eu lá sou roupa nova para ter etiqueta"
ResponderExcluirAbraço