Uma das grandes habilidades do profissional de Relações Públicas, é por meio da calendarização de datas comemorativas, desenvolver atividades de sustentação para as organizações. É mais comum vermos a aplicação dessas datas pela área de marketing, que as utiliza comercialmente.
Mas quando estamos no campo institucional, as ações são mais sutis, e as percepção não é assimilada tão agressivamente como em campanhas de massa.
Além de trabalhar com lançamentos e cerimônias, eu adoro a parte de calendarização. Se utilizadas com inteligência, as pessoas sentem-se convidadas de forma muito elegante a tomar conhecimento dos produtos e serviços de determinada instituição.
O mais legal disso, é que existe data para tudo. E a nossa imaginção pode nos levar a diversas ações que visam agregar valor à marca das empresas.
O meu blog, não deixa de ser uma instituição, e por isso, posso fazer uma calendarização para que os leitores sintam-se convidados a fazer essa incrível experiência de ler os meus textos, e talvez conhecer um pouco da Aline Benso, ou simplesmente a Benso como muitos preferem chamar.
Ontem, era dia dos pais. Mas sinceramente, essas datas, embora tradicionalmente importantes, já são manjadas. As pessoas já estão programadas para comemorar dia dos pais, dia das mães, dia internacional da mulher.
Diante dum universo ilimitado de datas, eu creio que podemos ousar mais e surpreender o nosso público, com motivos inusitados. O dia dos pais é tão manjado, que as pessoas esperam para comprar, por exemplo, um plano de celular nesse período, porque já sabem que teremos inúmeras ofertas.
Mas existem fatores surpresa, que podemos "encantar" o nosso cliente, deixando-o dislumbrado. E acreditem, isso dá bastante resultado.
Amanhã, por exemplo, estaremos comemorando o "Dia do Solteiro". Eu vejo nessa data inumeras possibilidades, para diversas organizações. E eu me questiono: como podem trabalhar tanto o dia dos namorados, se hoje vivemos num mundo praticamente sem compromisso? Sinceramente, são mais solteiros do que casaisinhos felizes para sempre.
Dificilmente eu estou acompanhada no dia dos namorados. E às vezes temos aquele famoso "rolinho" que não é namorado. O quê fazer no dia dos namorados com o seu "rolo"??? Pô, as mulheres modernas, estão muito além das flores e do romantismo. Nós somos dominadoras, temos o nosso espaço, e não estamos mais esperando o nosso príncipe encantado.
Por isso, eu vou dedicar a minha postagem de hoje ao dia dos Solteiros. As campanhas trabalham tanto com as famílias felizes, com os casais e seus filhinhos, com noivos que vão casar e ser felizes para sempre.
Eu tenho 23 anos e convivo com amigas mais velhas do que eu. Estamos solteiríssimas, com intervalos de tempo entre um rolo e outro. Às vezes namoramos, e nos iludimos com a possibilidade de uma relação. Mas raramente isso dá certo. Então, eu me sentiria muito mais atraída por campanhas para solteiras. Mas não para solteiras sozinhas, e sim, para solteiras acompanhadas.
Tem uma comunidade no orkut que diz: "Solteiro sim, sozinho nunca". É assim que andam as coisas. Nós temos os nossos casos, mas continuamos lindas, livres e solteiras.
Outra problemática nas campanhas convencionais: é como se você precisasse seguir aquele esquema para ser feliz. Do tipo: só serei feliz se tiver uma relação estável. E ainda ouço perguntas como: "Meu Deus, olhe aquela mulher linda, inteligente e bem sucedida. Porque ela está sozinha?"
FALA SÉRIO. E ela não pode ser linda, inteligente, bem sucedida, solteira e feliz? como se a felicidade dependesse de uma relação amorosa duradoura.
Eu vejo que o calendário precisa surpreender mais, precisa ousar e acompanhar essa nova forma de encarar a vida. Ainda veremos casais românticos, famílias sendo constituídas. Mas hoje, sinceramente, não vejo isso predominar.
Além do dia do solteiro, que é amanhã, vou citar outras datas valiosas para acompanhar essa nova tendência:
30 de janeiro - dia da saudade
14 de fevereiro - dia da amizade
02 de Março - dia do turismo
30 de março - dia da juventude
16 de abril - dia da voz
13 de julho - dia mundial do Rock
Enfim, tem muita data bacana. Cada instituição, pode trabalhar com aquelas datas que conferem com a sua identidade. E essa minha dica, vai a todos os meus colegas de profissão: vamos ousar mais, pleaseeee!
Como atualmente eu estou investindo na minha saúde e na minha qualidade de vida, vou também me preparar para retornar ao mercado de trabalho com tudo em 2010. Enquanto isso, vou fazer do meu blog esse espaço de diálogo.
Meus leitores, aguardo as postagens para discussões! Um beijo carinhoso.